Tomar ou não tomar o tão aromático e energético líquido negro? Eis a questão. Então, aqui vai uma lista dos dez motivos que comprovam os benefícios do café.

1. Para viver mais

Para viver mais Reprodução/Andreza França

A pesquisa com publicação no New England Journal of Medicine, destaca resultados de trabalho em larga escala feito ao longo de 4 anos; o estudo, de pesquisadores norte-americanos, sugere que pessoas que consomem café de modo regular podem viver mais.

Foi observado por cientistas que, dos homens que participaram do estudo,os que tomaram 6 xícaras ou mais da bebida diariamente, tiveram índice demortalidade 10% mais baixo em comparação com demais participantes. As mulheres tiveram índice 15% menor, consumindo a mesma quantidade.

2. Protege o sistema respiratório

Protege o sistema respiratório

Muitos estudos, entre estes um feito pelo Cochrane Database Review em2010, determinam que o café apresenta um efeito broncodilatador e, portanto, éinteressante para quem tem e para prevenção da asma. E ainda a bebida diminui afadiga de músculos respiratórios.

3. Previne morte por cirrose

Previne morte por cirrose Reprodução/internet

A pesquisa realizada pela Universidade Nacional de Singapura com 63 mil pessoas, notou que tomar duas ou mais xícaras de café, diariamente, pode diminuiro risco de morte por cirrose.

4. Pode ajudar na prevenção do câncer de fígado

Pode ajudar na prevenção do câncer de fígado Reprodução/internet

Os pesquisadores da Itália demonstraram que a ingestão do café diminui o risco de câncer de fígado em torno de 40%. Alguns dados desta pesquisaapontaram que ao ingerir 3 copos de café, diariamente, o risco deste tipo de câncer é diminuído em mais de 50%.

O estudo avaliou 3156 casos de câncer de fígado em ocorrência por 16 estudos feitos entre 1996 e 2012. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, alerta que o câncer de fígado é a terceira principal causa de morte por câncer no mundo.

5. Ajuda a emagrecer

Ajuda a emagrecer Reprodução/internet

Muitos estudos apontaram que o consumo de café favorece a perda de peso. Isso acontece porque a cafeína presente faz com que ela tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto de calorias. E a substância também favorece a queima da gordura.

6. Evita a depressão feminina

Evita a depressão feminina Reprodução/internet

A conclusão da pesquisa da Harvard School of Public Health foi que mulheres que tomam café apresentam menos chances de desenvolver depressão. De acordo com o estudo, o índice de manifestação da doença é 20% menor em grupo de mulheres que consomem 4 ou mais xícaras pelo dia.

7. Melhora o desempenho em exercícios

Melhora o desempenho em exercícios Reprodução/internet

Pela ação estimulante da cafeína, a bebida irá auxiliar os indivíduos a terem mais pique na prática de atividade física. O café estimulará a ação dos músculos em exercícios prolongados, que passam a usar a gordura como fonte de energia, no lugar dos açúcares presentes em carboidratos.

O alimento também diminuirá a sensação da fadiga, com melhora do rendimento físico. E a conseqüência é ocorrência do aumento da força muscular,com possibilidade para maior grau de carga e repetições de execução da atividade depois do consumo da cafeína.

8. Faz bem para a memória

Faz bem  para a memória Reprodução/internet

Segundo pesquisa de cientistas da Universidade Johns Hopkins, a conclusão foi que 2 xícaras de café podem ser muito benéficas para a memória. O estudo realizou teste de memória de 160 voluntários, em 24 horas. O grupo incluiu indivíduos que não bebiam café de modo regular.

No experimento, os cientistas constataram que as pessoas que ingeriram comprimidos de cafeína apresentam desempenho melhor em testes de memória, em comparação com as que tomaram placebos. A conclusão de Michael Yassa, líder do estudo, foi que a cafeína é benéfica para memória de longo prazo, ao melhorar o processo de consolidação da memória.

9. Previne o mau hálito

Previne o mau hálito Reprodução/internet

O consumo do café ao longo prazo pode valer a pena. De acordo com pesquisa israelense, da Universidade de Tel Aviv, foi apontado que determinados elementos na composição do café bloqueiam o desenvolvimento das bactérias causadoras do mau hálito. E o foco é isolar estes componentes para produção de chicletes e pirulitos, para prevenção da halitose.

10. Auxilia a melhorar a concentração

Auxilia a melhorar a concentração Reprodução/internet

A pesquisa feita na London School of Hygiene and Tropical Medicine apontou que a cafeína auxilia na melhora da memória e na concentração dos funcionários, e também a diminuir o número de erros cometidos no trabalho.

O consumo regular de até 4 xícaras de 200 ml de café diariamente pode aumentar a capacidade de atenção, formação da memória e concentração, para adultos e crianças.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook