Podem competir nas Olimpíadas da Terceira Idade, em qualquer modalidade esportiva, pessoas acima de 50 anos que tenha disposição física para participar.
Foto: Mauro Smith / Semjel

Mais de três mil idosos, que frequentam os 23 Centros de Esporte e Lazer (CEL’s) de Manaus, começaram a “intensificar” os treinos para alcançar melhores resultados na 19ª edição das Olimpíadas da Terceira Idade. Os jogos serão realizados no período de 22 a 29 de setembro em vários espaços do Município.

Natação, bocha, dominó, chute a gol, geronto, voleibol, futpênalti, jogo de argolas, lançamento ao alvo, boliche, tênis de mesa, lance livre na cesta, taco no disco e atletismo estão entre as categorias da competição. E para fechar o evento em grande estilo, está programado ainda um concurso de dança.

“Eles (os idosos) adoram esse clima de competição. É salutar e faz bem para eles, que todos os dias praticam atividades físicas em nossas unidades esportivas espalhadas por Manaus”, destacou o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Luiz. “A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é que busquemos sempre valorizar e integrar as pessoas por meio do esporte”, finalizou.

Participante das atividades da Minivila Olímpica do Coroado, na zona Leste de Manaus, a aposentada Cleonice Castro, de 73 anos, pratica hidroginástica e aula de dança orientada. Ela afirma que já está intensificando os treinos para os jogos de setembro.

“Esse evento é bastante aguardado por nós. Treinamos para competir e fazer bonito durante os jogos. Faz muito bem para gente, nos sentimos vivos, é uma grande confraternização de todos os grupos da terceira idade de Manaus. Somos exemplos para os mais jovens, a mostrar que esporte é saúde”, disse Cleonice.

A aposentada está na expectativa para aumentar sua coleção de medalhas na modalidade de lançamento ao alvo e de lance livre. “Já ganhei várias vezes pelo lançamento ao alvo e lance livre. Tenho várias medalhas lá em casa. É de ouro, de prata e de bronze. São tantas que nem lembro quantas são. Tenho certeza, que se Deus quiser, eu vou ganhar mais medalhas esse ano para aumentar minha coleção”, contou sorridente a atleta da terceira idade.

Inscrições

Podem competir nas Olimpíadas da Terceira Idade, em qualquer modalidade esportiva, pessoas acima de 50 anos que tenha disposição física para participar. No passado, o evento contou com 2,6 mil idosos inscritos.

Este ano, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 15 a 23 de agosto, no setor de Esporte na sede da Semjel, localizada na alameda Cosme Ferreira, n° 871, bairro Coroado II, na zona Leste de Manaus. Para se inscrever, o representante de cada grupo deverá apresentar um documento com foto (original e cópia) do geronto atleta.

Segundo o diretor de Esporte da Semjel, Alexsandre Barbosa, a Olimpíada da Terceira Idade é um torneio tradicional da cidade e é aguardado pelos idosos praticantes de esportes de todas as zonas. “Os nossos jovens idosos, como gostamos de falar, nos cobram muito pela realização desse evento, que já é tradicional na Semjel. Estamos na décima nona edição e a cada competição aumenta o número de inscritos. Sem contar que é um incentivo para que mantenham essa vida saudável de praticar esportes que eles levam diariamente”, declarou.

As competições acontecerão na Minivila Olímpica do Coroado, zona Leste; na Vila Olímpica do Estado, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste; no Clube do Trabalhador do Amazonas (Sesi), na alameda Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona Leste; e no Parque Municipal do Idoso, no conjunto Vieralves, zona Centro-Sul.

O congresso técnico que apresentará o regulamento e as regras da competição será realizado dia 11 de setembro, em local a ser definido pela organização esportiva da Semjel.



Com informações de assessoria

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook